Periculosidade X Insalubridade
Muitas pessoas confundem insalubridade e periculosidade, institutos intimamente ligados às atividades desempenhadas por empregados em diversos segmentos e setores econômicos.
Insalubridade
A insalubridade diz respeito, sobretudo, à exposição do empregado à agentes nocivos à sua saúde acima de limites impostos pela legislação. Cita-se, por exemplo, o calor, o frio, agentes químicos e biológicos, etc..
O adicional de insalubridade varia entre 10%, 20% ou 40%, conforme a classificação do grau de risco ao qual a pessoa é exposta e tem como base de cálculo o salário-mínimo regional.
Periculosidade
A periculosidade se relaciona com atividades que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho ensejam risco à integridade física ou à vida do empregado.
Nesse sentido o adicional de periculosidade tem como causa o exercício da atividade com emprego, por exemplo, de explosivos, produtos inflamáveis, exposição à violência física, etc..
O adicional de periculosidade tem alíquota de 30% aplicável sobre o salário base recebido pelo empregado (excluídos acréscimos como gratificações, PLR etc.).
O nosso escritório conta com equipe altamente especializada em direito do trabalho e pronta para lhe assistir nos mais diversos tipos de demanda. Entre em contato conosco.